Missa de abertura do RESO.

A comunidade católica varzealegrense participou no final da tarde do sábado 25, da missa de abertura do 37º Retiro Espiritual de Oração, nas dependências da quadra da escola Maria Afonsina.

A santa missa foi presidida pelo vigário paroquial Padre Francisco Erivanio Galdino, a animação litúrgica foi do ministério de música obra nova da Renovação Carismática Católica. A celebração oficializou mais um retiro que proporcionará aos adeptos momentos de graças e bênçãos

Do retiro.

Há 37 anos é realizado em Várzea Alegre o Retiro Espiritual de Oração – RESO. Os primeiros acampamentos nasceram do desejo ardente dos confrades e consorcias da Sociedade de São Vicente de Paulo, em se retirarem no período de carnaval para uma maior analise da vida espiritual de cada membro.

Os primeiros retiros aconteciam em distintos pontos da zona rural do município, e apenas vicentinos participavam dos momentos de intensas orações.

Posterior aos primeiros acampamentos os vicentinos mais uma vez sentiram o ardente desejo de estender o retiro as demais pessoas da comunidade, daí surgiu o atual RESO, que hoje é coordenado pela Associação Beneficente e Cultural São Vicente de Paulo.

Hoje o RESO acampa mais de 120 pessoas que ficam internos e mais um fluxo de visitantes que ultrapassa a casa dos dois mil visitantes durante os 04 dias de retiro. Com a participação dos grupos de oração, pastorais e movimentos da igreja católica o retiro acolhe aquelas pessoas que não se identificam com a festa carnavalesca das ruas.

O retiro começa no sábado de carnaval e se estende até a quarta-feira de cinzas. Com palestras, orações, adoração, terços, missas, louvores e muitas graças.

Veja mais