Várzea alegre 25/03/12 A associação comunitária pé da serra do distrito de Canindezinho concluiu nesta manhã de domingo 25, o curso de avicultura.

O curso foi ministrado pelo João Batista técnico do serviço nacional de aprendizagem rural (SENAR) de juazeiro do Norte, que em dois finais de semana capacitou moradores da comunidade para lidar com a prática da criação de galinha caipira.

O mesmo falou que o curso ensina desde a estrutura dos galpões como construir os mesmos em tamanhos e altura correta para evitar problemas com temperatura em exerço, até vacinação como a bouba aviaria para combate de cólera também deixando as aves prevenidas contra outras doenças.

Helena Vilar é presidente da associação e teve a idéia de buscar junto aos órgãos competentes a implantação do curso para pelo menos quatro famílias que hoje vivem da criação de galinha caipira. Sendo duas famílias da comunidade pé da serra, um do Bom Jesus também distrito de Canindezinho e outra do assentamento olho d’água.

Helena fala da dificuldade de correr atrás de projetos desse porte por que as pessoas ainda resistem em participar de organização em comunidade. E apela para que busquem se organiza para conseguir realizar projetos como a avicultura

Já o Ednaldo Vilar é produtor a 11 anos na atividade de criação de galinha caipira, e ele disse ter aprendido muito com o curso mesmo já sendo um criador experiente.
Só ano passado o Ednaldo juntamente com seu irmão venderam para merenda escolar 27.000,00 vinte e sete mil reais e pretende produzir muito mais após o curso

Veja mais