Várzea alegre está pronta de vento e poupa para o maior carnaval da região, o espaço que irá receber os foliões que devem vir dos mais diferentes lugares e estados do nosso Brasil é, o paço cívico da lagoa de São Raimundo Nonato localizado as margens da CE 060 que liga várzea alegre a Iguatú.
Bandas locais da região e do estado da Bahia farão a alegria dos milhares de foliões, que devem passar no espaço reservado para a diversão. A secretaria de cultura na pessoa do Dr. Hélio Batista do governo tempo de crescer comandado pelo prefeito Helder tiveram a preocupação nos detalhes de organização do local como também da segurança, que contará com seguranças da secretaria e o comando da policia militar comandada pelo capitão PM Luciano Rodrigues.
Além das bandas que animarão todas as noites a partir deste sábado pelo menos mais dez (10) blocos alternativos completarão a folia. Locais como a churrascaria Juremal o bar do Chico Sales e outros pontos da cidade servirão de concentração dos alternativos, dentre os alternativos destaques para o deixa a tanga voar, no embalo e o gera amizade blocos tradicionais na cidade.
Para os finais de tarde de sábado a terça a alegoria sensualidade e ousadia das escolas de samba. Mocidade independente do sanharol e a ESURDE escola de samba unidos do roçado de dentro.
A mocidade sobre o comando do mestre lobão contará com aproximadamente 600 integrantes, escola fundada em 1981 levará as ruas de várzea alegre 54 membros na bateria que tem como rainha a Isabel, a escola trará o samba enredo lendas e vultos da nossa historia na voz do puxador Gordinho.
Contará com 15 alas além de dois carros alegóricos, o mestre sala Jair juntamente com a porta bandeira Liduina farão com que a mocidade esbanje alegria pelas ruas de várzea alegre. A escola desfila no sábado com a ala mirim e na segunda-feira de carnaval entrará na avenida com todo o seu elenco nas cores verde e branco.
Já na terça e domingo de carnaval várzea alegre tem a honra de mostrar nas suas ruas todo o luxo e o brilho, comandado pelas cores amarelo e preto da ESURD escola de samba unidos do roçado de dentro.
Com também aproximadamente 600 integrantes a escola festeja seus 47 anos de existência, formada por agricultores em sua maioria a ESURD leva esse ano o tema anos 60, com 15 alas a decorarem as ruas da terra do arroz e uma bateria com 72 componentes comandada pelo mestre Joviano cantará o samba enredo retratando os anos 60 comandado pelo puxador Nonato Souza filho do inesquecível sanfoneiro da terra e também fundador da escola Pedro Souza.
Para que o mestre sala Dúrcio e a porta bandeira Leolina juntamente com a rainha de bateria Dinaeza mostrem suas belezas na avenida a escola investiu em torno de R$ 20.000,00 vinte mil reais. A escola já neste ano de 2010 foi contemplada pela sua garra e determinação com uma premiação de R$ 15.000,00 quinze mil reais da secretaria de cultura do governo do estado.
Escola foi fundada em 1963, por agricultores como já foi citado que buscaram se divertir de forma carnavalesca daí para cá o que era apenas um bloco transformou-se na tradicional ESURD.
A escola ainda contará com 30 seguranças da própria escola para melhor desempenho de suas alas nas avenidas da cidade.

Veja mais